Mundo

Suspeito de ataques participava de fórum neonazista e era membro de partido

Agência France-Presse
postado em 23/07/2011 12:52
Oslo - O principal suspeito de ter cometido o duplo atentado na sexta-feira na Noruega que matou 92 pessoas, foi membro do partido Progressista (FrP, da direita populista) e de seu movimento jovem.

O homem era também membro de um fórum neonazista sueco na internet, informou à AFP um grupo de acompanhamento das atividades de extrema direita da região.

"Entristece-me bastante saber que esta pessoa foi membro de nosso partido", lamentou Siv Jensen, presidente do FrP, em um comunicado neste sábado.

A legenda informou que o suspeito, identificado como Anders Behring pela imprensa norueguesa, se afiliou em 1999 e saiu da lista de membros em 2006.

Ele também foi o responsável local do movimento juvenil do FrP entre 2002 e 2004, acrescentou o partido.

As informações foram confirmadas pela legenda depois que o canal de televisão TV2 divulgou que o suspeito pertencia à extrema direita norueguesa.

A polícia, que ainda não confirmou a identidade do rapaz, o descreveu como um "fundamentalista cristão" de direita, hostil ao islamismo.

De acordo com Mikel Ekman, investigador da Fundação Expo, com base em Estocolmo, que policia os grupos de extrema direita, o suspeito criou um perfil em 2009 sob um pseudônimo que pode ser rastreado para seu endereço de e-mail em um fórum neonazista sueco.

Ekman disse à agência France Press que não é possível determinar quando o suspeito participou pela última vez do fórum, chamado Nordisk. Fundado em 2007, o grupo conta com 22 mil membros na região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação