Mundo

Grupo conservador apresenta queixa para impedir casamento gay em Nova York

Agência France-Presse
postado em 25/07/2011 15:20
NOVA YORK - Uma associação conservadora novai-orquina apresentou nesta segunda-feira (25/7) uma queixa na justiça para tentar impedir a realização de casamentos entre pessoas do mesmo sexo no estado de Nova York, 24 horas depois que a lei que permite esse tipo de união entrar em vigor.

A associação New Yorkers for Constitutional Freedoms (NYCF) apresentou a demanda junto à Suprema Corte do condado de Livingston (noroeste de Nova York), indicou uma porta-voz da organização à AFP.

Os reverendos Jason McGuire e Duane Motley e o rabino Nathaniel Leiter assinam a demanda na qual denunciam que a lei que permite os casamentos homossexuais foi adotada "em violação a leis de Nova York sobre reuniões abertas", segundo um comunicado.

A NYCF foi criada em 1982 por um grupo de pastores "preocupados com as liberdades religiosas e os valores morais no Estado de Nova York". Nova York começou a celebrar na manhã de domingo os primeiros casamentos entre gays da sua história, num dia marcado pelo recorde de bodas realizadas na cidade, depois que entrou em vigor a lei que permite este tipo de união em um dos estados mais populosos do país.

O Estado de Nova York se tornou no dia 24 de junho o sexto e maior estado do país a autorizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após uma apertada votação no Senado que pôs fim às difíceis negociações entre democratas e republicanos.

O prefeito Michael Bloomberg e a presidente do Conselho Municipal, Christine Quinn - uma homossexual militante-, tinham anunciado no começo de julho que a cidade faria um esforço excepcional e abriria os serviços municipais neste domingo para enfrentar o fluxo esperado. Os casamentos foram realizados nos cinco distritos da cidade: Manhattan, Bronx, Staten Island, Queens e Brooklyn.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação