Agência France-Presse
postado em 25/07/2011 16:41
TEERÃ - A atriz e cineasta iranina Pegah Ahangarani, e outra artista, Marzie Vafamer, detidas em julho, devem ser libertadas nesta segunda-feira ou amanhã, terça, com o pagamento de fiança, informou a agência IRNA. "As duas foram processadas como parte de informes fornecidos pela segurança. A investigação preliminar foi concluída, pelo que serão libertadas hoje ou amanhã", declarou o porta-voz da justiça iraniana, Gholamhosein Mohseni Ejeie, citado pela agência.Antes da detenção, as autoridades impediram Pegah Ahangarani de viajar para a Alemanha, onde deveria cobrir o Mundial de Futebol feminino para um blog criado especialmente pelo canal Deutsche Welle.
Pegah Ahangarani apoiou o candidato opositor Mir Hossein Musavi na eleição presidencial de 2009, ganha pelo presidente Mahmud Ahmadinejad e impugnada pela oposição, que acusou o poder de fraude em massa.
Marzie Vafamer foi detida por ter atuado num filme, coproduzido pela Austrália, que levantou protestos nos círculos conservadores. Contava a história de uma jovem atriz residente em Teerã, que mantém uma vida secreta, para poder expressar-se artisticamente.