Mundo

Juiz ordena retorno de corpo do ex-presidente do Chile à família

Agência France-Presse
postado em 25/07/2011 17:07
SANTIAGO - O juiz chileno Mario Carroza, que investiga as causas da morte do ex-presidente Salvador Allende em 1973 durante o golpe de Estado de Augusto Pinochet, ordenou à equipe forense que retorne seus restos a sua família após ter sido determinado que ele se suicidou. "Já foi comunicado oficialmente ao Serviço Médico Legal (SML) para que procedam na entrega dos restos do presidente. O SML deverá, uma vez que tem minha autorização, entregá-lo à família e eles verão como procederão sobre seu enterro", disse Carroza a jornalistas.

Após a exumação do corpo do ex-presidente ordenada pelo juiz, um informe do SML determinou que a morte de Allende foi decorrente de suicídio, através de dois tiros de um fuzil AK-47, sendo que uma das balas ainda estava em seus restos. Por otro lado, Carroza descartou que os dois fuzis confiscados correspondem a arma utilizada por Allende para suicidar-se. "Já se tem a informação sobre esses fuzis e nenhum deles esteve envolvido em La Moneda e na morte do presidente", disse o juiz.

As armas se encontravam no Museu Naval e foram doadas para exibição pela família do falecido almirante José Toribio Merino, ex-comandante chefe da Armada de Chile e membro da junta militar encabeçada por Augusto Pinochet durante sua ditadura entre 1973 e 1990, explicou Pereira.

A justiça chilena abriu em janeiro uma investigação para determinar as causas da morte do presidente socialista, ocorrida em meio ao bombardeio aéreo e terrestre ao qual foi submetido o palácio presidencial de La Moneda no dia do levante militar que instalou a ditadura de Pinochet.

A justiça interrogou também pilotos da Força Aérea Chilena que bombardearam o Palácio da Moeda na manhã de 11 de setembro de 1973 e segue à espera de algumas análises mais antes de emitir sua resolução.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação