Mundo

Índia e Paquistão discutem a paz em reunião de chanceleres

Agência France-Presse
postado em 27/07/2011 08:48
O Paquistão quer trabalhar com a Índia para alcançar a estabilidade no sul da Ásia, afirmou nesta quarta-feira (27/7) em Nova Délhi a ministra paquistanesa das Relações Exteriores, Hina Rabbani Khar, antes de um encontro com seu colega indiano para discutir a retomada do diálogo de paz.

Este encontro em nível de chanceleres é o primeiro que acontece em um ano entre os dois países rivais dotados de poder nuclear.

A Índia suspendeu o diálogo de paz iniciado em 2004 com seu vizinho depois dos atentados de 2008 (166 mortos), atribuídos a um grupo islamita com sede no Paquistão, o Lashkar-e-Taiba (LeT).

Mas ambos países evoluíram pouco a pouco para a retomada das discussões oficiais, em particular sob a pressão dos Estados Unidos, que querem contar com uma estabilidade regional. A retomada oficial das discussões foi anunciada em fevereiro passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação