Mundo

Nação "não vai se deixar intimidar pelos ataques", diz premiê norueguês

postado em 27/07/2011 10:53
O primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, assegurou nesta quarta-feira (27/7) que a Noruega "não se vai deixar intimidar pelos ataques" de sexta-feira (22/7) no centro de Oslo e numa ilha próxima, dos quais resultaram 76 mortos.

Em entrevista coletiva, Stoltenberg adiantou que a sociedade norueguesa vai manter-se firme na defesa dos seus valores e que a resposta à "brutal violência" continuará a ser a defesa da "liberdade, da abertura, da tolerância e da democracia". Para ele, as opiniões extremistas são legítimas, mas recusou legitimidade na adoção dessas medidas com violência.

O primeiro-ministro norueguês comprometeu-se também a rever as medidas de segurança no país depois dos dois ataques. ;Depois da investigação e quando, de uma certa forma, nós tenhamos terminado de confortar aqueles que perderam [familiares], chegará o momento de examinar todas as experiências que tiramos dessa operação;, declarou Stoltenberg.

;Isso virá depois;, afirmou Stoltenberg quando foi questionado sobre o exame das medidas de segurança.

As declarações surgem depois de terem sido formuladas críticas na Noruega sobre a gestão pela polícia dos ataques perpetrados por Anders Behring Breivik, um extremista norueguês de 32 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação