Agência France-Presse
postado em 27/07/2011 11:42
Seul - Vinte e oito pessoas morreram nesta quarta-feira (27/7) na Coreia do Sul em deslizamentos de terra provocados por fortes chuvas que inundaram centenas de casas, nas piores inundações registradas no país em dezenas de anos. Dez pessoas foram consideradas desaparecidas, indicaram os serviços de emergência. As inundações atingiram a capital Seul.Treze pessoas morreram em um deslizamento de terra registrado pouco depois da meia-noite desta quarta-feira na região de Chuncheon, 100 km a leste de Seul, segundo um registro da Agência de Gestão de Emergências. Uma pensão e três casas desabaram. Um registro anterior indicava 12 mortos e 2 desaparecidos nesse deslizamento. Mais de 500 bombeiros e policiais mantinham as buscas nesta quarta-feira à tarde.
Dez pessoas que morreram na pensão eram estudantes de uma universidade de Incheon que realizavam uma missão de trabalho voluntário. Cerca de vinte pessoas ficaram feridas, sendo quatro com gravidade. "Eu estava dormindo no segundo andar da pensão quando ouvi um barulho de deslizamento. A escada desabou e fui enterrado pela lama," disse um estudante salvo por bombeiros à agência de notícias Yonhap. Outras 15 pessoas morreram em um deslizamento de terra ocorrido próximo ao monte Umyeon, nas imediações de Seul, que registrou 433,5 mm de volume d;água desde terça-feira.
Em Seul, a chuva inundou estradas, estações de metrô, passarelas subterrâneas e distritos residenciais. Mais de 4.000 policiais foram mobilizados para auxiliar nas tarefas de emergência na capital, onde a situação é caótica, com mais de 150 semáforos em pane. Em alguns locais, as redes de telefonia móvel não funcionam. "Estamos sobrecarregados com tantos pedidos de salvamento e não é fácil fazer uma avaliação (dos estragos)," disse à AFP um membro dos serviços de emergência.
Chuvas torrenciais atingiram na terça e nesta quarta-feira as regiões de Seul e Gyeonggi, provocando inundações na capital, onde mais de 700 casas foram inundadas. A previsão dos serviços meteorológicos é de que as chuvas continuem até sexta-feira, com até 250 mm de água esperados até quinta-feira na região de Seul e em suas imediações.