Agência France-Presse
postado em 27/07/2011 11:51
Nairobi - O Programa Mundial de Alimentos (PAM) começou nesta quarta-feira (27/7) à tarde sua ponte aérea para ajudar as vítimas da seca na Somália com o envio de um primeiro avião em direção a Mogadíscio carregado com 10 toneladas de alimentos, informou a agência da ONU. "O PAM começou sua ponte aérea", indicou um porta-voz da organização da ONU. "Um avião decolou de Nairóbi com 10 toneladas de suplementos nutricionais prontos para o consumo destinados às crianças que sofrem de desnutrição", explicou a autoridade.[SAIBAMAIS]O objetivo da ação é levar no total 100 toneladas para alimentar 35 mil crianças por mês. Cerca de dez viagens de avião saindo de Nairóbi serão necessárias para levar esta ajuda nos próximos dias.
A seca na África do Leste ameaça 12 milhões de pessoas, de acordo com as Nações Unidas. A situação é particularmente crítica na Somália, onde a ONU decretou formalmente a fome em duas províncias do sul, controladas pelos insurgentes islamitas shebab.
A ONU teme que a fome se estenda em dois meses a todas as oito províncias do sul da Somália, amplamente controladas pelos shebab, se "o acesso humanitário" às regiões em crise não for garantido.