Mundo

Aeroportos da Argentina e Uruguai voltam a operar normalmente

Agência France-Presse
postado em 27/07/2011 22:52
Buenos Aires - Os aeroportos de Buenos Aires e Montevidéu funcionavam normalmente nesta quarta-feira (27/7), após a paralisação provocada pelas cinzas do vulcão chileno Puyehue, informaram as autoridades aeroportuárias.

Os voos domésticos e para países vizinhos voltaram ao normal no Aeroparque de Buenos Aires, depois de vários cancelamentos nesta quarta-feira, pelo segundo dia consecutivo, devido às cinzas do Puyehue, informou à AFP uma fonte deste terminal aéreo.

A operação já era normal no aeroporto internacional de Ezeiza, ao sul da capital argentina, apesar dos atrasos nas partidas e chegadas, que na terça-feira levaram à remarcação de alguns voos.

A chilena LAN foi a primeira a reiniciar seus voos no Aeroparque de Buenos Aires, seguida por Aerolíneas Argentinas e Austral.

No aeroporto internacional de Carrasco, na região de Montevidéu, as operações voltaram ao normal hoje, após o adiamento de dois voos na parte da manhã, procedente e com destino a Buenos Aires. Na terça-feira, 15 voos foram cancelados em Carrasco.

A decisão de suspender os voos foi adotada pelas companhias aéreas, preocupadas com os efeitos nocivos das cinzas sobre os motores dos aviões.

Laura Vanoli, diretora de Meteorologia Aeronáutica, disse à AFP que a nuvem de cinzas "ainda está sobre parte do sul" do território uruguaio.

A erupção do Puyehue provocou em quase dois meses severos transtornos nos serviços de aeroportos de Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile, Austrália e Nova Zelândia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação