Mundo

Conselho Nacional de Transição líbio nomeia seu embaixador em Londres

Agência France-Presse
postado em 28/07/2011 09:53
Londres - O Conselho Nacional de Transição anunciou nesta quinta-feira (27/7) a nomeação de Mahmud Nacua, escritor e intelectual de 74 anos, como o embaixador líbio em Londres, um dia depois que a Grã-Bretanha reconheceu o CNT dos rebeldes como o único governo legítimo na Líbia.

"O CNT nomeou um embaixador para ocupar-se dos assuntos diplomáticos", declarou Guma Al Gamaty, coordenador na Grã-Bretanha do CNT, o organismo político dos insurgentes que se opõem ao regime de Muamar Kadhafi.

O CNT conseguiu na quarta-feira ser reconhecido pela Grã-Bretanha como único "governo legítimo" da Líbia, mas as negociações para que o coronel Muamar Kadhafi deixe o poder permanecem estancadas.

Londres reconheceu o CNT como "único governo legítimo" da Líbia e o convidou a tomar posse da embaixada líbia em Londres, cujos últimos diplomatas foram expulsos. "Decidimos que o Reino Unido reconheça o Conselho Nacional de Transição e o trate como única autoridade governamental na Líbia", declarou em uma coletiva de imprensa o chefe da diplomacia britânica, William Hague.

A Grã-Bretanha, que participa ativamente das operações contra as forças favoráveis a Kadhafi na Líbia, se aproximou pouco a pouco da oposição nos últimos meses.

Fechou sua embaixada em Trípoli no fim de março, depois enviou uma equipe diplomática a Benghazi, bastião da oposição. Autorizou posteriormente o CNT a abrir um gabinete em Londres.

O Reino Unido participa dos ataques aéreos sob o comando da Otan na Líbia, palco de uma revolta sem precedentes contra o coronel Kadhafi desde meados de fevereiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação