Mundo

Ex-secretário de Uribe é preso na Colômbia por escutas ilegais

Agência France-Presse
postado em 30/07/2011 19:00
Bogotá - Um tribunal de Bogotá ordenou neste sábado (30/7) a prisão do ex-secretário da presidência do governo colombiano de Álvaro Uribe (2002-2010), Bernardo Moreno, por um caso de escutas ilegais, sendo o terceiro alto funcionário dessa administração a ser preso.

A juíza Marlene Orjuela ordenou a prisão preventiva de Moreno ao considerar que este poderá interferir na investigação, apenas cinco dias depois da prisão do ex-ministro da Agricultura, Andrés Felipe Arias, em um caso de corrupção dentro de um programa de subsídios a camponeses.

A ex-chefe do serviço secreto (DAS), María del Pilar Hurtado, que se encontra exilada no Panamá, tem uma ordem de captura igualmente pelo caso das escutas ilegais dada por juízes da Corte Suprema de Justiça, políticos de oposição e jornalistas críticos ao governo de Uribe.

Moreno, secretário-geral da presidência durante os dois mandatos de Uribe, é investigado pelas escutas ilegais ordenadas sob o governo do ex-presidente e realizadas por membros do serviço secreto (Departamento Administrativo de Segurança, DAS), que depende diretamente da presidência.

Segundo as investigações, o DAS infiltrou-se na Corte Suprema, que indaga mais de uma centena de líderes políticos por seus vínculos com grupos paramilitares, e tinha tentado uma campanha de descrédito contra alguns magistrados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação