Agência France-Presse
postado em 31/07/2011 15:17
CALCUTÁ - Um pessoa morreu, dezenas ficaram feridas e vários passageiros se encontram presos nos destroços de dois trens que bateram de frente neste domingo no leste da Índia. Um trem que viajava entre Guwahati e Bangalore descarrilou e colidiu com outro trem de passageiros, no no distrito de Malda, no estado de Bengala Ocidental, 350 km ao norte da capital, Calcutá.O juiz Rajesh Sinha informou à AFP que as locomotivas de ambos os trens pegaram fogo após a colisão e que alguns carros caíram sobre os campos de arroz nas proximidades. "Alguns carros ficaram muito destruídos e muitos passageiros estão presos", afirmu Sinha.
O acidente acontece três semanas depois que um trem expresso lotado que fazia a rota entre Calcutá e Nova Dhéli descarrilou no estado de Uttar Pradesh (norte), matando 63 pessoas.
A rede ferroviária da Índia continua sendo a principal forma de viagem de longa distância em todo o país, apesar das ofertas de novas companhias aéreas, e transporta 18,5 milhões de passageiros por dia.
O pior acidente no país ocorreu em 1981, quando um trem caiu em um rio no Estado de Bihar (nordeste), matando 800 pessoas.
O setor ferroviário tem mais de 1,4 milhão de trabalhadores, e 11 mil trens circulam diariamente. Vários especialistas afirmam que o sistema, a segunda maior do mundo, tem uma necessidade urgente de investimentos para melhorar as medidas de segurança.