Agência France-Presse
postado em 01/08/2011 16:23
CARACAS - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, recém-operado de um tumor e em tratamento contra o câncer, apareceu nesta segunda-feira (1/8) em um ato público com o cabelo raspado e assegurou que o tratamento de quimioterapia já está fazendo efeito. "Agora estamos vendo - como era esperado - os efeitos do tratamento. A quimioterapia é um tratamento que ataca todo o corpo e a queda de cabelo é normal", declarou o presidente ao abrir uma cerimônia de juramento de novos ministros. "(O tratamento) está sendo efetivo", complementou.
Vestido um terno escuro e gravata vermelha, Chávez apareceu com cabelo rapado e fazendo piadas sobre o próprio visual. "Is my new look (é meu novo look)", disse o presidente, que ao final de junho foi operado de um tumor na zona pélvica e já recebeu a primeira das sessões de quimioterapia em Cuba.
O presidente, que terá que submeter-se à novas sessões de quimioterapia, reafirmou que está avançando positivamente na batalha contra o câncer. "Segue a vigilância. Não há presença e tomara que nunca (haja presença) de células cancerígenas neste corpo", enfatizou durante a cerimônia que foi transmitida por cadeias de rádio e televisão.
"Pelo amor do povo e por essa força mágica do amor, com a vontade de viver, seguiremos por um bom caminhando. Com a benção de Deus, que continue assim", disse Chávez, que acaba de completar 57 anos. Mais cedo, o presidente venezuelano disse que teve que chamar o barbeiro porque o cabelo estava caindo muito.
Chávez, no poder desde 1999, aspira vencer as eleições presidenciais de 2012 para um terceiro mandato de seis anos. Sua enfermidade abriu um debate sobre a necessidade de buscar um substituto, mas ele já assegurou que seguirá à frente do governo por muitos anos mais.