Mundo

Um dia antes de ser julgado, Mubarak é transferido do litoral para o Cairo

postado em 02/08/2011 11:49
Na véspera de ser julgado, o ex-presidente do Egito Hosni Mubarak, de 83 anos, foi transferido da cidade balneária de Sharm El Sheikh para o Cairo. A decisão foi tomada pelo Ministério do Interior do país que ordenou a transferência para que Mubarak compareça ao julgamento, que começa nesta quarta-feira (3/8) na capital egípcia.

;Vamos transportar [Mubarak] em um avião militar até o local do julgamento. Não queremos que haja tensões na rua devido ao não comparecimento de Mubarak;, disse o ministro do Interior, Mansour Al Issaoui.

Mubarak, os filhos dele Alaa e Gamal, além do empresário em fuga Hussein Salem, o ex-ministro do Interior Habib El Adli e mais seis colaboradores serão julgados no quartel-general da Escola de Polícia em Masr El Gedida, no Cairo.

Todos são acusados de corrupção e atos de violência durante as manifestações ocorridas no começo deste ano que levaram à renúncia de Mubarak. Nos protestos morreram 850 pessoas.

Mubarak está em prisão preventiva em um hospital em Sharm El Sheikh. Segundo os médicos, o ex-presidente está muito fraco, pois se recusava a comer depois que teve uma parada cardíaca e apresentava sinais de depressão.

O ministro da Saúde, Amr Hilmi, indicou na última quinta-feira (28) aos jornalistas que a saúde de Mubarak era "boa; e que o ex-presidente podia ser transferido para o Cairo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação