Agência France-Presse
postado em 03/08/2011 14:22
Nova York - Os embaixadores que integram o Conselho de Segurança da ONU chegara um consenso nesta quarta-feira (3/8) um texto de condenação ao governo da Síria pela violenta repressão contra os opositores.O texto, que deve ser votado ainda nesta quarta, condena "as extensas violações dos direitos humanos e o uso da força contra civis pelas autoridades sírias", segundo uma cópia obtida pela AFP.
A declaração não faz referências a uma investigação do Conselho de Direitos Humanos da ONU sobre a repressão que o governo promove desde março e em que mais de 1.400 pessoas podem ter sido mortas.
O texto pede "às autoridades sírias que respeitem totalmente os direitos humanos e cumpram com suas obrigações sob o direito internacional aplicável. Os autores da violência devem ser responsabilizados".
O Conselho também "toma nota" das promessas de reforma do presidente Bashar Al Assad, ao mesmo tempo em que "lamenta a falta de progresso na implementação e pede que o governo sírio implemente seus compromissos".