Agência France-Presse
postado em 03/08/2011 19:00
NOVA YORK - Os preços do barril de petróleo recuaram fortemente em Nova York e em Londres nesta quarta-feira demonstrando a grande preocupação dos mercados em relação ao contexto econômico mundial e ao futuro da demanda da commoditie.No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação de "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em setembro fechou cotado a 91,93 dólares, em baixa de 1,86 dólar em relação à terça-feira.
No IntercontinentalExchange de Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com igual vencimento perdeu 3,23 dólares, a 113,23.
"As perspectivas de crescimento mundial estão com um aspecto mais lento neste momento", disse Rich Ilczyszyn, da MF Global.
Em quatro sessões, o valor do barril de petróleo caiu 5,51 dólares nos EUA, desde a publicação de cifras de crescimento decepcionantes na sexta-feira.
No início da semana, as cifras de uma expansão quase nula da atividade manufatureira em julho decepcionaram o mercado.
As vendas do setor de serviços voltaram a desacelerar em julho mais que o previsto, segundo o ISM, a 52,7%.
Os pedidos da indústria também caíram em junho, apesar de o recuo ter sido menor que o esperado.
Já as cifras sobre emprego nos Estados Unidos - também publicadas na quarta-feira - foram um pouco melhores. O setor privado criou 114.000 empregos em julho, mais que o esperado pelos analistas, segundo o gabinete ADP.
O mercado "busca se recuperar" após as publicações, disse Tom Bentz, do BNP Paribas, mas os indicadores e o anúncio de uma nova alta das reservas de produtos petroleiros nos Estados Unidos deixaram os preços sob pressão.
O barril chegou a cair a 91,22 dólares na sessão de Nova York, o ponto mais baixo desde o final de junho.