Mundo

Dívida pública dos EUA supera 100% do PIB

Agência France-Presse
postado em 03/08/2011 19:10
WASHINGTON, 3 agosto 2011 (AFP) - A dívida pública dos Estados Unidos atingiu 100% do Produto Interno Bruto (PIB) nesta quarta-feira, um dia após o Congresso aumentar seu limite legal, informou o departamento do Tesouro.

Segundo o relatório diário sobre as finanças públicas divulgado pelo Tesouro, a dívida federal subiu na terça-feira 238 bilhões de dólares, para atingir 14,5807 trilhões de dólares, superando o PIB de 2010, de 14,5265 trilhões.

De acordo com a última estimativa do governo, o PIB de 2011 encaminha-se de qualquer forma para superar esse total: a atividade da maior economia mundial no segundo trimestre foi, em ritmo anual, de 15,0038 trilhões de dólares.

O Tesouro alcançou em meados de maio o teto da dívida pública, fixado até terça-feira, quando o Congresso o elevou após longas negociações, em 14,294 trilhões de dólares.

Depois dessa data, o Tesouro tomou uma série de medidas técnicas para se manter logo abaixo desse limite, quitando do total da dívida federal certos elementos que normalmente devem figurar. Esses elementos foram reintegrados à dívida na terça-feira.

As cifras publicanas nesta quarta-feira confirmam o que o governo de Barack Obama dizia há vários meses: na noite de 2 de agosto, o Tesouro teria ficado praticamente sem liquidez se não fosse aumentado o teto legal da dívida.

A última vez que a dívida pública americana superou seu PIB foi em 1947 no período imediato do pós-guerra. Essa relação tinha diminuído para 32,5% do PIB em 1981.

A dívida do estado federal passou de 10 trilhões de dólares em setembro de 2008 a 12 trilhões em novembro de 2009 e a 14 trilhões em dezembro de 2010.

A lei votada na terça-feira no Congresso aumenta o teto legal da dívida para 14,694 trilhões de dólares.

Esse limite é provisório. A lei prevê elevá-lo em 1,5 trilhão de dólares suplementares após o envio, até 31 de dezembro, de novas medidas para reduzir o déficit.

As três principais agências de classificação atribuem à dívida pública americana a melhor nota possível: AAA. Enquanto a Standard and Poor;s lhe atribuiu uma perspectiva "negativa" em abril, a Moody;s fez o mesmo na terça-feira, enquanto a Fitch mantém uma perspectiva "estável".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação