Agência France-Presse
postado em 03/08/2011 20:41
NOVA YORK - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, qualificou nesta quarta-feira de "extremamente impactante" a violência com a qual governo sírio tem reprimido as manifestações e assegurou que tratará de dialogar outra vez com o presidente Bashar al-Assad.Pouco antes, o Conselho de Segurança havia aprovado uma declaração "condenando" a repressão mortal dos protestos contra o regime de Bashar al-Assad. O texto, segundo Ban Ki-moon, constitui uma "mensagem clara da comunidade internacional" para al-Assad, que não responde às chamadas telefônicas do secretário-geral da ONU.
"O mundo observou a deterioração da situação na Síria com a maior aflição. Contudo, os fatos dos últimos dias têm sido extremamente impactantes", disse Ban Ki-moon após a aprovação da declaração pelo Conselho.
Ao menos cem pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no domingo durante uma ofensiva do exército em Hama, cidade rebelde do centro da Síria, em uma das jornadas mais sangrentas desde que foi iniciada a revolta contra o regime, segundo os ativistas.