Agência France-Presse
postado em 04/08/2011 16:10
LONDRES - O britânicos celebram nesta semana um símbolo sagrado de sua identidade, durante o festival nacional da cerveja em Londres, apesar do fechamento de 25 pubs por semana e o aumento do preço da ;pint; vendida nos balcões.O "Great British Beer Festival", o centro de exposição Earls Court, situado no oeste da capital britânica, tornou-se, nestes últimos dias, o maior pub do mundo, devendo acolher 65.000 amantes da cerveja.
A festa, organizada pela Camra (Campanha pela cerveja autêntica), honra o produto tradicional britânico, fermentado com ingredientes naturais e armazenado até o amadurecimento nos próprios tonéis nos quais a bebida é servida, ao contrário da cerveja pasteurizada, produzida de forma industrial com o acréscimo artificial de dióxido de carbono.
Mas, apesar do ambiante alegre do festival, muitos temem que a ;pint; degustada com amigos no pub da esquina esteja em vias de extinção.
As taxas sobre as bebidas alcoólicas aumentaram mais rápido do que a inflação, que já é muito elevada, acrescentando quatro pence a mais (0,05 euro) no preço da ;pint; da cerveja.
Segundo Mike Benner, presidente da Camra, as taxas sobre a cerveja aumentaram 35% em três anos e representam, a partir de agora, um terço do preço de uma ;pint;, ou seja, oito vezes mais que na França e onze vezes mais que na Alemanha.
"O governo deve admitir que se quiser encorajar as pessoas a frequentarem os pubs e a beber num ambiente civilizado, deve atacar o problema", considera.
A cada semana, cerca de 25 pubs fecham na Grã-Bretanha, principalmente devido à concorrência dos supermercados que mantêm o preço da cerveja mais elevado.
"A diferença entre o preço da vendida no supermercado e nos pubs aumenta, o que leva mais pessoas a beberem nas próprias casas", lamenta Mike Benner.
Longe dessas preoccupações, os participantes do festival têm até sábado para degustar uma seleção de 1.000 cervejas.
Para não ficar de estômago vazio, os clientes podem provar chips, torradas acompanhadas de pastas.
"É preciso sempre começar pelas cervejas mais leves e ir progressivamente para as mais encorpadas, aconselha Peter Hynes. A boa tática é beber um terço de uma ;pint; para cada cerveja."
A batizada "Oscar Wilde", na pequena cervejaria Mighty Oak de Maldon, no nordeste de Londres, foi eleita a melhor do ano por um júri composto especialmente para a ocasião.