Mundo

Ex-executivo da Microsoft é nomeado chefe de informação dos EUA

Agência France-Presse
postado em 04/08/2011 17:18
WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou nesta quinta-feira um ex-executivo da Microsoft como novo chefe do Escritório de Informação do governo dos Estados Unidos.

Steven VanRoekel, que trabalhou na Microsoft de 1994 a 2009, substituirá Vivek Kundra, que deixa o cargo como chefe federal de informação (CIO, sigla em inglês) para ocupar um cargo na Universidade de Harvard.

VanRoekel dirigirá a política e o planejamento estratégico da tecnologia da informação federal e será responsável por 80 bilhões de dólares em gastos anuais com materiais.

Na Microsoft, VanRoekel foi assistente de Bill Gates e diretor da divisão americana de servidores e ferramentas de Windows. Posteriormente, esteve à frente da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) e desde o início deste ano ocupava o cargo de diretor na Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

"Steve é a pessoa adequada para manter nossos esforços em fazer com que o governo seja mais eficiente e sensível ao povo americano", disse Jack Lew, diretor do Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca, ao dar boas vindas a VanRoekel em um blog.

"Sob sua liderança, confio que vamos seguir evoluindo para mudar a forma como o governo federal gere a tecnologia da informação".

O antecessor de VanRoekel, Vivek Kundra, foi o primeiro CIO do governo dos Estados Unidos, convocado por Obama para melhorar o rendimento e reduzir o custo das operações do governo através do uso de tecnologia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação