Agência France-Presse
postado em 04/08/2011 17:20
PRISTINA - O acordo realizado pela Otan e pelos representantes sérvios de Kosovo para que a Aliança tome o controle dos postos fronteiriços com a Sérvia diminuiu a tensão dos últimos dias no norte da região e deve trazer um período de calmaria até meados de setembro.Nesta data, sob a intermediação da Otan, sérvios e kosovares retomarão as negociações sobre, entre outros temas, a livre circulação de mercadorias.
Segundo o acordo entre os sérvios de Kosovo e a Otan, esta assumirá o controle dos postos fronteiriços de Jarinje e de Brnjak até setembro.
A capital de Kosovo, Pristina, tentou retomar o controle desses dois postos fronteiriços com a Sérvia no dia 25 de julho para impor um bloqueio à entrada de produtos sérvios, o que provocou a indignação dos sérvios de Kosovo, majoritários no norte do país.
As forças da Otan em Kosovo (Kfor) tiveram que intervir para evitar os enfrentamentos entre ambas as comunidades.
O governo kosovar classificou o acordo em um primeiro momento de "inaceitável", mas na madrugada desta quinta-feira o primeiro-ministro Hashim Thaci baixou o tom das críticas, assegurando que a situação havia sido "esclarecida", após uma reunião com o comandante da Kfor, o general Erhard Buehler.