Mundo

Regime líbio nega a morte de um dos filhos de Kadhafi em ataque da Otan

Agência France-Presse
postado em 05/08/2011 10:30
Tripoli - O governo líbio negou nesta sexta-feira (5/8) a notícia das forças rebeldes de que um ataque da Otan tenha matado Khamis, filho de Muamar Kadhafi, na cidade de Zliten.

"Basicamente, as notícias sobre a morte de Khamis em um ataque aéreo da Otan são mentiras sujas para encobrir a morte de civis nessa cidade pacífica", afirmou o porta-voz do governo, Mussa Ibrahim.

[SAIBAMAIS]Segundo anúncio dos rebeldes mais cedo, Khamis, um dos filhos do ditador líbio, teria morrido em uma operação aérea da Otan na noite de quinta-feira na cidade de Zliten, 150 quilômetros ao leste de Trípoli.

Khamis Kadhafi foi um dos 32 mortos no bombardeio, anunciou um porta-voz dos rebeldes, Mohamed Zawawi, que disse ter obtido a informação graças a operações de espionagem. "Durante a noite, um avião da Otan executou um ataque contra um centro de comando das forças de Kadhafi. Trinta e dois homens morreram, entre eles Jamis", afirmou Zawawi.

Khamis Kadhafi comandava uma das brigadas mais eficazes das tropas leais ao pai e organizava operações na frente frente de Zliten, a posição mais avançada dos rebeldes no leste do país, depois do estratégico porto de Misrata.

O bombardeio aconteceu horas depois de um grupo de jornalistas procedente de Trípoli ter visitado Zliten, em uma viagem organizada pelo regime.

Os jornalistas constataram que o centro da localidade permanecia sob controle das forças de Kadhafi e que a linha de frente estava entre 10 e 15 quilômetros mais ao sul. Durante a visita foram ouvidos intensos disparos procedentes desta região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação