Mundo

Tribunal ucraniano ordena prisão da ex-premier e opositora Yulia Timoshenko

Agência France-Presse
postado em 05/08/2011 11:31
KIEV - Um tribunal de Kiev que julga a ex-primeira-ministra e opositora ucraniana Yulia Timoshenko por abuso de poder ordenou nesta sexta-feira a prisão preventiva da política, durante uma audiência do processo.

O presidente do tribunal, Rodion Kireev, respondeu assim a um pedido da promotoria, que havia solicitado a detenção de Timoshenko. Depois da decisão, a líder opositora pediu para não ser algemada na sala de audiências. Os policiais colocaram as algemas depois que a retiraram do local.

Partidários de Timoshenko presentes no tribunal reagiram com gritos de "Vergonha". Pouco depois da detenção, o primeiro-ministro ucraniano, Mykola Azarov, apresentou testemunho contra Timoshenko durante uma audiência que não havia sido anunciada previamente.

Timoshenko é acusada de abuso de poder quando era chefe de Governo em 2009 por ter autorizado, sem a aprovação governamental, a assinatura de contratos sobre a importação de gás russo a um preço muito elevado e, portanto, desfavorável para a Ucrânia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação