Mundo

A capital búlgara descobre seu alter ego romano

Agência France-Presse
postado em 05/08/2011 15:52
SOFIA - Escavações arqueológicas, relançadas pela construção do metrô no centro de Sofia, estão revelando, progressivamente, a cidade romana de Ulpia Serdica, sob a capital búlgara.

Esses trabalhos vêm avançando há um ano, paralelamente ao projeto de uma nova linha do metrô, fazendo aparecer vestígios bem preservados de ruas pavimentadas, prédios e banhos públicos datando do século IV, e até ruínas de uma basílica cristã.

"Chegamos a cavar com a mão, para chegar a camadas arqueológicas com profundidade de 5 a 6 metros", declarou à AFP o arqueólogo Mario Ivanov.

"O complexo subterrâneo é muito belo, e vai se tornar uma atração turística maior", afirmou. Sua abertura ao público está prevista para o outono de 2012.

As escavações atuais ampliam, sensivelmente, o sítio romano que se pode observar há algumas décadas na passagem subterrânea, entre as sedes do governo e da presidência. Uma igreja - com seu domo de vidro parcialmente coberto - está localizada bem abaixo do próprio pátio do palácio presidencial.

O projeto é financiado com recursos europeus, avaliados em 8 milhões de euros.

A rua principal da cidade romana, em pedras quadradas, cruza o subterrâneo do bulevar. Perto daí estão os vestígios de uma mansão de alguém importante, dotada de um pátio interno e banhos.

"Supomos que a casa, tão bem situada, teria pertencido ao arcebispo Leontius d;Ulpia Serdica, hipótese apoiada por dois selos encontrados em seu interior... Mas não aparece nenhuma inscrição visível para confirmar", explica Ivanov.

Outra joia: os banhos públicos sobre um solo revestido de estuque rosado, e que eram aquecidos por uma tubulação de cerâmica, decorados por mosaicos em forma de rosácea. Esses estabelecimentos eram pagos e acessíveis aos mais ricos.

Num outro local, os arqueólogos escavaram mais profundamente e descobriram ruínas de um prédio em tijolos datando de meados do século II. Vigas de uma casa de madeira ainda mais antiga, construída no século I foram preservadas, graças à umidade do solo.

Também foram descobertas 2500 peças de moedas muito antigas, junto com outras de tempos mais recentes, ao lado de objetos de cerâmica.

Antiga cidade trácia chamada Serdica, a atual capital da Bulgária foi conquistada pelos romanos no século I a.C., e recebeu, então, o nome de Ulpia Serdica. A cidade foi destruída pelos hunos no século 5 d.C.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação