Mundo

Dívida pública que chega ao nível do PIB é mau presságio para EUA

Agência France-Presse
postado em 05/08/2011 16:34
WASHINGTON - Um número recorde de 46 milhões de americanos, 15% da população, receberam ajuda do governo para comprar alimentos este ano, segundo dados publicados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Isso se deveu em grande parte ao aumento das pessoas que recebem cupons para alimentos no Alabama, um estado do sul do país que foi duramente atingido por desastres naturais, incluindo os devastadores tornados dos últimos meses, indicou o Serviço de Alimentação e Nutrição do USDA.

Mais de 250 pessoas morreram e 1.730 ficaram feridas quando os tornados arrasaram esse estado em abril, destruindo casas inteiras na cidade universitária de Tuscaloosa.

Cerca de 1,7 milhão de pessoas receberam cupons para alimentos no Alabama em maio deste ano, mais que o dobro dos 808.000 que o receberam em maio de 2010, de acordo com dados do USDA.

Outros estados com mais de 1 milhão de beneficiários de cupons de alimentos foram os que têm grande população de imigrantes, como Arizona (sudeste), Califórnia (oeste), Flórida (sudeste) e Texas (sul).

Estados populosos, como Nova York, e duramente atingidos pela recessão, como Michigan, também registraram mais de 1 milhão de pessoas que receberam cupons de alimentos.

Quase 4 milhões de pessoas na Califórnia e no Texas receberam ajuda do governo em maio deste ano, disse a USDA. Mais de 3 milhões foram ajudados em Nova York e Flórida, e quase dois milhões em Michigan.

Para poder receber cupons de comida, um lar não pode ter mais de 2.000 dólares de recursos "contábeis", incluindo economias bancárias, e não pode ganhar mais de 30% acima do patamar de pobreza estabelecido pelo governo federal (isto é, 1.174 dólares por mês para uma pessoa e 4.010 dólares para uma família de oito pessoas.

Os estrangeiros que não têm a cidadania, mas estão legalmente nos Estados Unidos, também podem receber cupons de alimentos, sempre que cumprirem os requisitos de renda e recursos.

Os benefícios dos cupons de alimentos variam de estado para estado e dependem dos recursos diponíveis, mas o montante médio pago em 2007 foi de 95 dólares por mês para uma pessoa e 214 dólares para uma família.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação