Mundo

Forças leais a Kadhafi disparam contra buque de guerra britânico

Agência France-Presse
postado em 05/08/2011 16:34
LONDRES - Forças leais ao líder líbio Muamar Kadhafi lançaram nesta semana foguetes contra um buque de guerra britânico que participa das operações da Otan, sem atingi-lo, anunciou nesta sexta-feira o Ministério da Defesa britânico.

"Felizmente, os tiros não nos atingiram, mas a ameaça foi real", declarou à AFP um porta-voz do ministério, afirmando que se trata da sexta vez que o buque HMS Liverpool foi alvo dos mísseis lançados da Líbia.

O ataque ocorreu na noite de terça para quarta-feira durante uma operação da Organização do Tratado para o Atlântico Norte (Otan).

O "HMS Liberpool estava perto (da costa), lançando foguetes luminosos para facilitar as operações da Otan contra outros alvos da região de Zlitan", no oeste da Líbia, afirmou o ministério em comunicado.

"As tropas de Kadhafi dispararam um certo número de mísseis ao mar", completou.

Segundo os jornalistas britânicos que se encontravam a bordo do buque no momento do ataque, as forças de Kadhafi lançaram 20 foguetes B-21 de fabricação russa em direção ao buque, mas todos caíram na água.

A Grã-Bretanha participa das operações militares da Otan na Líbia iniciadas em março pouco depois do início da rebelião nesse país, e cujo objetivo é a saída do coronel Kadhafi. Para essa missão, Londres mobilizou três navios de guerra em frente à costa líbia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação