Mundo

França e Itália entram em contato com líderes europeus por um G7 econômico

Agência France-Presse
postado em 05/08/2011 16:37
BERLIM - Alemanha, França, Itália e Grã-Bretanha querem uma aplicação rápida dos acordos da cúpula de Bruxelas de 21 de julho sobre a crise da Zona do Euro, indicou nesta sexta-feira um porta-voz da Chancelaria em Berlim.

A chanceler alemã Angela Merkel conversou na noite desta sexta-feira com o presidente francês Nicolas Sarkozy e depois com os primeiros-ministros italiano, Silvio Berlusconi, e britânico, David Cameron, indicou um porta-voz da chancelaria alemã à AFP.

"Todos querem uma aplicação rápida das propostas da cúpula de 21 de julho" sobre a Zona do Euro, realizada em Bruxelas, acrescentou, sem dar mais detalhes.

Na cúpula de Bruxelas, Nicolas Sarkozy e Angela Merkel anunciaram que desejavam apresentar no fim de agosto ou início de setembro propostas para melhorar a governabilidade da Zona do Euro, seriamente afetada pela crise da dívida, mas sem dar mais detalhes.

Uma fonte da Presidência da República Francesa indicou que Sarkozy conversou sobre a situação econômica nesta sexta-feira com Merkel, assim como com os chefes de governo espanhol, José Luis Rodriguez Zapatero, e italiano, Silvio Berlusconi, e que mais tarde falará com o presidente americano Barack Obama.

"Não será feito comentário algum" sobre o tema das negociações, afirmou a fonte.

Por sua vez, Berlusconi anunciou que França e Itália decidiram de comum acordo convocar um G7 antecipado sobre o tema econômico.

Os mercados mundiais permaneciam muito nervosos nesta sexta-feira, já que os dados de emprego nos Estados Unidos, melhores que o previsto, não conseguiram aplacar as inquietações sobre o estado da economia mundial e a crise da dívida na zona do euro.

Na Europa, Frankfurt perdeu 2,78%, Londres 2,71%, Paris 1,26%, Madri 0,18%, Milão 0,7% e Suíça 2,14%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação