Mundo

Berlusconi anuncia G7 de Finanças antecipado, seu porta-voz não confirma

Agência France-Presse
postado em 05/08/2011 18:05
ROME - O primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi afirmou nesta sexta-feira que tinha decidido junto com o presidente francês Nicolas Sarkozy convocar uma reunião antecipada dos ministros das Finanças do G7.

"Junto com o presidente francês (Nicolas) Sarkozy tomamos a decisão de convocar daqui a alguns dias uma reunião antecipada dos ministros das Finanças do G7", declarou Berlusconi numa coletiva de imprensa.

Porém, este anúncio não foi confirmado pelo seu porta-voz, que declarou logo em seguida num comunicado que "trata-se de discussões ainda em andamento e não de uma decisão já tomada". Mesmo assim, ele esclareceu que "a Itália está favorável a essa possibilidade".

"A situação está muito difícil e pede intervenções coordenadas. Temos que reconhecer que o mundo entrou numa crise financeira global que diz respeito a todos os países", explicou o primeiro-ministro italiano, que disse também ter conversado com outros dirigentes europeus, inclusive da Alemanha e da Espanha.

O ;Cavaliere; declarou nessa coletiva de imprensa que a reunião aconteceria "daqui a alguns dias" e poderá abrir o caminho para uma cúpula dos dirigentes do G8 "caso os ministros das Finanças consigam entrar num acordo sobre um plano de ação em conjunto".

A França ocupa atualmente a Presidência do G7-G8 e do G20.

Berlusconi também informou que conversaria com o presidente americano Barack Obama nesta sexta-feira à noite.

O chefe do governo italiano já falou por telefone com o espanhol José Luis Zapatero e com o presidente da União Européia Herman Van Rompuy, para "consultas sobre a situação econômica atual".

"Nada do que acontece pode ser posto na conta de um só governo. É algo que tem a ver com a crise financeira global", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação