Mundo

Justiça culpa policiais pela morte de dois civis em Nova Orleans

Agência France-Presse
postado em 05/08/2011 20:44
NOVA ORLEANS - Um júri dos Estados Unidos declarou culpados, esta sexta-feira, cinco oficiais da polícia de Nova Orleans (sudeste) pela morte a tiros de dois americanos de origem africana durante o caos que se seguiu ao furacão Katrina, em 2005.

"Isto demonstra que os oficiais das forças de ordem (que tentaram ocultar os homicídios) assumirão a responsabilidade por seus atos", disse o promotor Jim Letten, depois de pronunciado o veredicto de culpa.

"A cultura que promoveu este código de silêncio está sendo erradicada dia a dia", acrescentou.

Os policiais foram declarados culpados de 25 acusações e poderão ser condenados à prisão perpétua, após terem sido responsabilizados pela morte de dois civis desarmados de origem africana, nos dias que se seguiram ao devastador furacão Katrina, que arrasou a região sul do país.

O julgamento se concentrou nos eventos da manhã de 4 de setembro de 2005, na cidade de Danziger Bridge, quando os oficiais, respondendo a uma ordem para abrir fogo, fizeram o que a acusação chamou de "uma chuva de disparos".

Os mortos eram Ronald Madison, de 40 anos, e James Brissette, de 17. Pelo menos outras quatro pessoas ficaram feridas no tiroteio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação