Mundo

Espanha: milhares de 'indignados' retomam Porta do Sol

Agência France-Presse
postado em 05/08/2011 20:45
MADRI - Milhares de espanhóis "indignados" percorreram na noite desta sexta-feira as ruas de Madri, da estação de Atocha à Porta do Sol, para retomar o local, evacuado na véspera pela polícia, com uma ação que deixou 20 feridos.

A ação em Madri foi acompanhada por protestos em Barcelona e Valencia, segundo a imprensa espanhola.

"Vergonha! Vergonha! Vergonha" - gritaram os "indignados de Madri diante do ministério do Interior, denunciando a intervenção policial da véspera, que acabou com 20 feridos, sendo sete policiais.

"Abuso de poder" e "a voz do povo não é ilegal" foram as palavras de ordem usadas contra a polícia de choque que protegia o prédio do ministério.

O movimento dos "indignados", nascido em meados de maio como forma de protesto contra a crise econômica que atinge a Espanha, é integrado essencialmente por jovens, desempregados, operários e aposentados, e se propagou graças às redes sociais, com o apoio da opinião pública, conseguindo reunir até 200 mil manifestantes em 12 de junho passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação