Mundo

EUA preparam-se para ter sua nota de crédito rebaixada

Agência France-Presse
postado em 05/08/2011 20:53
WASHINGTON - O governo americano preparava-se nesta sexta-feira para receber um rebaixamento de sua nota ;AAA; de sua dívida pública por parte da agência Standard and Poor;s (S), o que seria algo inédito em sua história, segundo informou a emissora ABC em seu site.

"O Estado federal prevê e se prepara para uma queda (da nota) dos Estados Unidos por parte da agência de classificação de risco Standard and Poor;s", indicou o correpondente da ABC na Casa Branca, que citou "funcionários governamentais".

Um destes funcionários disse ao jornalista não estar "100% certo" de que a queda da classificação ocorrerá e que no caso de ocorrer, ignorava a magnitude do rebaixamento.

A Casa Branca e o Departamento do Tesouro negaram-se a esclarecer se a S tinha tomado essa decisão.

A Standard and Poor;s dá aos Estados Unidos a classificação ;AAA; desde 1941, mas a agência previu desde abril passado que poderia reduzi-la.

Em julho, afirmou que havia 50% de chances de que isso ocorresse nos próximos três meses. Se o fizer, será a primeira agência de classificação em rebaixar a nota dos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação