Mundo

Papa pede urgência nas negociações de paz na Síria e Líbia

Agência France-Presse
postado em 07/08/2011 11:10
CASTELGANDOLFO - O Papa Bento XVI fez neste domingo um "chamado urgente" às autoridades sírias para "responderem às apirações legítimas" da população e pediu que a comunidade internacional "reative a busca de um plano de paz" na Líbia, onde "a força das armas não resolveu a situação do país".

"Acompanho com preocupação os episódios dramáticos e crescentes de violência na Síria que provocaram inúmeras vítimas e muito sofrimento", lamentou o Papa durante a oração da Ave Maria em sua residência de Castelgandolfo, na Itália.

Bento XVI lançou um "chamado urgente às autoridades para restabelecerem o mais rápido possível a coexistência pacífica e responderem de forma adequada às aspirações legítimas dos cidadãos, respeitando a dignidade do povo".

O Papa convidou os "fiéis católicos a rezarem para que o esforço da reconciliação possa prevalecer sobre as divisões e os rancores", na Síria.

O pontífice também manifestou preocupação com o conflito na Líbia, onde "a força das armas não resolveu a situação" e pediu a retomada das negociações para se chegar a uma solução política.

"Peço às organizações internacionais e aos responsáveis políticos e militares que retomem com convicção e determinação a busca de um plano de paz para o país, através das negociações pacíficas e diálogo construtivo", disse o Papa.

De acordo com especialistas, Bento XVI teme que, como no Iraque, a intervenção da OTAN seja percebida como uma agressão do mundo cristão aos muçulmanos, dando força ao islamismo radical.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação