Agência France-Presse
postado em 07/08/2011 17:33
TEERÃ, 7 agosto 2011 (AFP) - O ministro iraniano das Relações Exteriores, Ali Akbar Salehi, reiterou neste domingo que espera que o caso dos dois americanos detidos no Irã há dois anos e julgados por espionagem seja concluído em breve, informa a agência Isna."Estou em contato com a autoridade judicial. Graças a Deus, decidirá com justiça e equidade e espero que o caso seja concluído em breve", declarou Salehi.
Em 31 de julho, o procurador-geral Gholamhossein Mohseni Ejeie afirmou, ao fim da primeira audiência do processo, que o veredicto seria anunciado em breve no julgamento dos americanos Shane Bauer e Josh Fattal, detidos em julho de 2009 na fronteira e acusados de entrar ilegalmente no Irã e de espionagem.
O julgamento aconteceu sem a presença de uma das acusadas, Sarah Shourd, que retornou aos Estados Unidos após o pagamento de fiança (500.000 dólares) por motivos de saúde em setembro de 2010.
Bauer e Fattal, de 29 anos, e Shourd, de 32, foram detidos em 31 de julho de 2009 na fronteira entre Iraque e Irã, que afirmaram ter ultrapassado por engano durante uma excursão nas montanhas do Curdistão iraquiano.
Os três americanos negaram as acusações de espionagem. O governo dos Estados Unidos também desmentiu e exigiu a libertação de todos.