Mundo

Secretário-geral da ONU visita região de terremoto e tsunami no Japão

postado em 08/08/2011 07:41
Cerca de cinco meses depois do terremoto seguido por tsunami no Nordeste do Japão, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, visitou nesta segunda-feira (8/8) a cidade de Fukushima,onde centenas de pessoas ainda estão desalojadas. A cidade foi uma das mais atingidas peloss acidentes radioativos registrados na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi que fica na região.

Ban Ki-moon foi a um ginásio da capital da província de Fukushima, que serve de refúgio a 300 pessoas. O secretário-geral conversou com algumas pessoas e tentou transmitir mensagens de otimismo e conforto. ;O mundo está convosco. Conjuguem esforços e não desistam;, disse Ban Ki-moon, em japonês.

Em reunião com o governador da província de Fukushima, Yuhei Sato, o secretário-geral da ONU disse que sua visita tem o objetivo de ;expressar a solidariedade e a das Nações Unidas para com as autoridades locais e, em particular, para as pessoas afetadas na região;.

;Com esse acidente na central nuclear de Fukushima Daiichi aprendemos grandes lições;, disse Ban Ki-moon. ;Deveremos refletir para melhorar a nossa segurança e mecanismos para responder a esse tipo de emergência;.

Ainda hoje o secretário-geral das Nações Unidas pretende reunir-se com o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Takeaki Matsumoto, em Tóquio. Na conversa, Ban Ki-moon deve convidar o primeiro-ministro para a Assembleia Geral da ONU ; que ocorrerá em 22 de setembro, em Nova York.

Na reunião, serão apresentados os resultados de um estudo sobre o acidente na central nuclear de Fukushima. Amanhã (9), o secretário-geral da ONU vai ao seu país de origem, a Coreia do Sul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação