Agência France-Presse
postado em 09/08/2011 16:08
Londres - O Conselho Nacional de Transição (CNT), o órgão político da rebelião na Líbia reconhecido como único representante legítimo do povo líbio pelo governo britânico, abriu oficialmente, nesta terça-feira (9/8), sua embaixada em Londres.O ministro de Relações Exteriores britânico, William Haghe, saudou a instalação oficial do novo representante líbio, nomeado pelo CNT no fim de julho, estimando que "isto ilustra claramente a mudança fundamental que está ocorrendo na Líbia".
O encarregado de negócios Mahmud Nakuh, representante máximo da Líbia em Londres, abriu oficialmente a embaixada com o hasteamento da bandeira tricolor (preta, vermelha e verde), com uma meia lua, proibida pelo regime de Muamar Kadhafi há mais de quarenta anos.
Nakuh qualificou o momento de "muito importante", prometeu que a missão diplomática "servirá a toda a comunidade líbia, sem distinção de orientação política" e agradeceu o apoio do governo britânico à rebelião líbia.
O Reino Unido participa de operações militares que a Otan realiza na Líbia com a finalidade de proteger a população civil da repressão exercida pelo regime de Kadhafi contra aqueles que querem sua saída.