Mundo

EUA acreditam que Al-Qaeda tenta produzir veneno letal

Agência France-Presse
postado em 13/08/2011 12:17
Funcionários da inteligência americana acreditam que um braço da Al-Qaeda no Iêmen tenta produzir ricina, um veneno letal, para utilizá-lo em futuros ataques contra os Estados Unidos, informou o The New York Times no fim da sexta-feira.

Citando relatórios de inteligência com classificação não especificada, o jornal indicou que a filial da Al-Qaeda no Iêmen esteve fazendo esforços para adquirir grandes quantidades de sementes de rícino, necessárias para a produção do veneno.

Funcionários de inteligência indicam que reuniram evidências de que agentes da Al-Qaeda estariam tentando levar as sementes e processá-las em um esconderijo da província de Shabwa.

Comandantes militares reiteraram suas preocupações de que os jihadistas se aproveitaram de um vácuo de poder em Sanaa para expandir suas operações no Iêmen.

As evidências arrecadadas pela inteligência indicam que a Al-Qaeda está tentando produzir secretamente o veneno, empacotá-lo com explosivos para depois fazê-los explodir em lugares público, como centros comerciais, aeroportos ou estações de metrô, explica o informe.

O presidente Barack Obama e seus assessores de segurança nacional foram informados desta ameaça no ano passado, e desde então foram atualizados periodicamente, afirma o Times.

No entanto, altos funcionários de contraterrorismo afirmam que não há indícios de que um ataque com este veneno seja iminente, acrescentou o jornal.

Estes funcionários também afirmam que a utilidade da ricina como arma é limitada porque a substância perde sua potencialidade em condições secas, ensolaradas, que prevalecem no Iêmen, e, diferente de vários agentes neurotóxicos, não é facilmente absorvida pela pele, indicou o Times.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação