Mundo

Homens armados sequestram americano no Paquistão

Agência France-Presse
postado em 13/08/2011 12:44
Ao menos oito homens armados sequestraram neste sábado um americano em Lahore, leste do Paquistão, após invadir sua casa, indicou a polícia.

O incidente ocorreu na área de Model Town, indicou um oficial da polícia, Shahzada Saleem, à AFP.

"Homens armados que se deslocavam em mais de um veículo entraram em sua residência, renderam ao menos três seguranças particulares na entrada da casa e sequestraram o estrangeiro", acrescentou.

A polícia não indicou o nome ou a idade do cidadão americano, mas a imprensa local o identificou como Justin Warner, de 63 anos.

"O cidadão americano vive há quatro ou cinco anos em Lahore e trabalha no setor de consultorias", indicou Saleem, sem revelar que tipo de serviços são prestados no Paquistão.

"Os primeiros elementos da investigação revelam que o cidadão americano esteve viajando para diferentes cidades paquistanesas e previa voltar aos Estados Unidos na segunda-feira", disse, acrescentando que ele retornou de Islamabad na quinta-feira.

Saleem indicou que a polícia montou postos de controle nos pontos de acesso a Lahore para garantir que o estrangeiro não seja levado para fora da cidade.

Até o momento não houve nenhuma reivindicação.

Alberto Rodriguez, porta-voz da embaixada americana no Paquistão, confirmou o sequestro de um "americano".

Não deu mais detalhes sobre a identidade do refém, mas indicou à AFP que estavam "trabalhando com as autoridades paquistanesas sobre o tema".

As relações entre Paquistão e Estados Unidos se deterioraram consideravelmente desde que os EUA mataram Osama Bin Laden, líder da Al-Qaeda, na operação de um comando americano no dia 2 de maio neste país.

A operação americana que matou Bin Laden humilhou os militares paquistaneses e lhes deu fama de incompetentes e até de cumplicidade, já que o homem mais procurado pelos Estados Unidos desde 11 de setembro de 2001 viveu por anos perto de Islamabad.

No início do mês passado, um casal de suíços foi sequestrado no Baluchistão, uma província escassamente povoada na fronteira de Irã e Afeganistão, que atrai poucos turistas devido à violência separatista e às atividades dos talibãs.

Os talibãs paquistaneses assumiram responsabilidade após o sequestro de Olivier David Och, de 31 anos, e Daniela Widmer, de 28.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação