Mundo

Milhares protestam contra indústria química na China

Agência France-Presse
postado em 14/08/2011 10:00
Milhares de pessoas enfrentaram neste domingo (14/08) a polícia antidistúrbios no nordeste da China durante uma manifestação na qual pediam a transferência de uma indústria química, segundo a imprensa oficial.

Moradores da cidade portuária de Dalian, na província de Liaoning, se reuniram na manhã deste domingo diante da prefeitura da cidade para protestar diante de cetenas de policiais, indicou a agência oficial Nova China.

Os manifestantes se inquietam pela atividade de uma indústria química que fabrica paralixeno - líquido inflamável utilizado na produção de rolos e tecidos de poliéster - propriedade do grupo Fujia.

Os moradores que manifestavam marcharam pelas ruas de Dalian, segundo as imagens publicadas no site Sina Weibo, equivalente chinês do Twitter, segurando cartazes nos quais era possível ler: "Queremos sobreviver, queremos um meio ambiente saudável, devolvam nossa Dalian".

Alguns manifestantes enfrentaram a polícia, mas não foram registrados feridos, de acordo com a Nova China.

Os censores chinês da Internet bloquearam posteriomente qualquer menção a Dalian no site Weibo.

O mais alto responsável comunista da cidade, Tang Jun, e o prefeito, Li Wancai, prometeram mudar a indústria para fora da cidade, mas os manifestantes pedem um verdadeiro calendário para esta operação, segundo a agência.

No dia 8 de agosto, ocupantes de casas situadas perto da indústria foram evacuados. Uma tempestade havia provocado ondas que romperam um dique que protegia a indústria e ameaçavam colocar em perigo o edifício e provocar uma poluição química.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação