Agência France-Presse
postado em 14/08/2011 18:56
Buenos Aires - A presidente Cristina Kirchner foi a mais votada, este domingo, nas eleições primárias e obrigatórias da Argentina, com vistas às presidenciais de 23 de outubro, anunciaram os canais de televisão C5N, 26, Crónica e América, citando pesquisas de boca de urna.O segundo candidato mais votado foi o ex-presidente Eduardo Duhalde (2002-2003), mas nenhuma das emissoras divulgou o percentual de cada um.
Kirchner e Duhalde pertencem ao peronismo, mas são candidatos por frentes diferentes, por isso não competem entre si.
O terceiro candidato mais votado foi o radical social-democrata Ricardo Alfonsín, filho do falecido ex-presidente Raúl Alfonsín (1983-1989).
Quase 29 milhões de argentinos constavam das listas de votação para estas eleições nas quais as candidaturas para outubro já estavam definidas pelos partidos, embora a votação represente um teste de apoio político frente às presidenciais.
A presidente Kirchner apresenta sua candidatura para a reeleição.
A votação transcorreu sem incidentes e os primeiros resultados oficiais serão divulgados a partir das 23h00 locais (o mesmo horário em Brasília), segundo a junta eleitoral.