Mundo

Rebeldes líbios avançam para o oeste, mas Kadafi se mantém inflexível

Agência France-Presse
postado em 15/08/2011 11:50
Trípoli - O coronel Muamar Kadafi desafiou novamente os rebeldes e a Otan nesta segunda-feira (15/8), no momento em que os insurgentes capturaram duas cidades-chave no caminho em direção a Trípoli, em um dos avanços mais importantes desde o início do conflito, há seis meses.

Kadafi transmitiu sua mensagem sonora de madrugada "ao vivo", segundo a televisão líbia, quando alguns rumores se propagaram através das redes sociais e em alguns meios de comunicação sobre uma fuga iminente para o exterior do líder líbio, no poder há 42 anos. "O final do colonizador está próximo e o final dos ratos está próximo. (Os rebeldes) fogem de uma casa a outra, diante das massas que os expulsam", disse Kadafi. "Ao colonizador e a seus agentes só lhes resta recorrer à mentira e à guerra psicológica, depois que todas as guerras com todas as armas fracassaram", acrescentou.

O líder líbio, que segue no comando, apesar da campanha militar da Otan, do isolamento e das sanções internacionais, incentivou seus partidários a resistir e a "se preparar para a batalha para libertar" as cidades das mãos dos rebeldes. A televisão oficial também divulgou imagens "ao vivo" da Praça Verde, no centro de Trípoli, onde centenas de simpatizantes do regime estavam reunidos, exibindo fotos de Kadafi.

Os rebeldes indicaram que controlam as cidades de Garián e de Sorman, situadas respectivamente 50 km ao sul de Trípoli e 70 km a oeste, aproximando-se assim da capital, bastião do regime de Kadafi. A rebelião também tem o "controle total" dos 15 km da estrada entre as cidades costeiras de Zauita e de Sorman, o que priva Trípoli de seu habitual percurso de abastecimento desde a Tunísia, declarou à AFP um porta-voz dos insurgentes. Zauiya encontra-se a 40 km da capital. No entanto, os rebeldes enfrentaram uma forte resistência em Zauiya. Embora mantenham o controle das entradas sul e oeste da cidade, não puderam progredir muito. Foram registrados violentos combates, e os pró-Kadafi bombardearam os bairros tomados pelos rebeldes.

No total, nas três frentes, 12 rebeldes morreram no domingo e dezenas ficaram feridos, e 52 soldados de Kadafi foram capturados, afirmou a rebelião. Em Trípoli, o porta-voz do regime, Mussa Ibrahim, reconheceu que os rebeldes entraram em Garián. "Mas nada nos preocupa", disse, afirmando que o regime retomará o "controle total nas próximas horas". Ele também indicou que havia "confrontos" em Sorman e mencionou o envolvimento de "centenas de voluntários apoiados por mujahedines (combatentes)" para esmagar a rebelião.

Sobre a região ao redor do enclave rebelde costeiro de Misrata (200 km a leste de Trípoli), Ibrahim afirmou que as tropas do regime "retomaram o controle de Tuarga" mais ao sul.

Nesta segunda-feira, várias fontes confirmaram a realização de uma reunião secreta entre rebeldes líbios e representantes do regime de Kadafi em Djerba, uma ilha do sul da Tunísia próxima à Líbia. "As negociações ocorreram na noite passada em um hotel de Djerba sob muita vigilância", disse à AFP uma fonte, que pediu o anonimato, próxima aos serviços de segurança tunisianos. Vários "comboios de carros escoltados passaram pela fronteira no domingo em Ras Jedir, perto de Djerba", acrescentou a fonte, que assegurou que na reunião estiveram ministros e autoridades de segurança do regime líbio, embora não tenha divulgado seus nomes. No sábado, os rebeldes indicaram ter se consolidado na cidade, que foi tomada na véspera.

Desde o início da revolta, em 15 de fevereiro, e que se converteu em conflito armado, os rebeldes se impuseram na cena internacional mas não conseguiram derrubar Kadafi, mesmo com a ajuda da Otan.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação