Agência France-Presse
postado em 15/08/2011 18:50
CAIRO - Uma autoridade líbia, Nasser al-Mabruk Abdullah, chegou nesta segunda-feira (15/8) ao Egito, a bordo de um avião privado com nove membros de sua família, informou uma fonte da segurança do aeroporto do Cairo. Apesar de ainda não ter sido confirmada a informação, especula-se que Abdullah é mais um desertor do regime de Muamar Kadhafi.Abdullah ocupa o cargo de vice-ministro do Interior, informou um responsável do regime a jornalistas em Trípoli. A fonte egípcia havia identificado em um primeiro momento a Abdullah como ministro do Interior e disse que vinha de Djerba, na Tunísia.
Os motivos da chegada do funcionário líbio ao Egito permanecem desconhecidos até o momento e também não é possível determinar se ele seria de fato um novo desertor do regime. Abdullah chegou a ocupar o cargo de ministro do Interior há alguns anos, antes de ser cassado em 2006 como consequência da violenta repressão de uma manifestação contra o consulado italiano em Benghazi (leste), na qual morreram 10 pessoas.
A chegada de Abdullah ao Cairo coincide com um momento no qual os rebeldes líbios têm tomado o controle de cidades-chave próximas a Trípoli, uma das conquistas mais importantes das forças rebeldes desde o início do conflito há meio ano.
Dezenas de personalidades políticas e militares, entre elas os ministros de Relações Exteriores, do Interior, da Justiça e o embaixador da Liga Árabe, abandonaram o regime do coronel Kadhafi desde o início da revolta popular, no dia 15 de fevereiro, que se transformou posteriormente num grande conflito armado.