Mundo

Para os Estados Unidos, dias do ditador líbio Muamar Kadhafi estão contados

Agência France-Presse
postado em 15/08/2011 18:52
WASHINGTON - Os Estados Unidos consideraram nesta segunda-feira que "os dias" do coronel Muamar Kadhafi estão "contados" e indicaram que estavam estimulados com o avanço dos rebeldes líbios para a capital Trípoli. "Está cada vez mais claro que os dias de Kadhafi estão contados, que seu isolamento é maior a cada dia", declarou à imprensa o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

[SAIBAMAIS]"Como repetimos há muito tempo, acreditamos que o povo desse país, da Líbia, tem o direito de decidir seu futuro", acrescentou. "Nós estamos muito estimulados com a progressão dos rebeldes", declarou à imprensa a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, fazendo referência aos avanços que realizaram notadamente a Zawiyah.

Os rebeldes reivindicaram o domínio da maior parte da cidade, mas as forças leais ao coronel Kadhafi bombardearam na segunda-feira o coração dessa entrada estratégica, acrescentou Nuland. "O que observamos é um esforço dos rebeldes em cortar as rotas de acesso a Trípoli e em aumentar a pressão sobre Kadhafi", acrescentou.

Paralelamente, negociações secretas começaram no domingo entre rebeldes e representantes do regime em Djerba, na Tunísia, segundo uma fonte próxima à segurança tunisiana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação