Agência France-Presse
postado em 15/08/2011 19:01
NOVA YORK - A Organização das Nações Unidas negou nesta segunda-feira (15/8) a participação de seu enviado especial para a Líbia, Abdul Ilah al-Khatib, nas negociações entre dirigentes do regime de Muamar Kadhafi e da rebelião na Tunísia.Em sua chegada a Túnis, Khatib havia declarado que tinha ido para "se juntar às negociações" entre ambas as partes do conflito líbio. No entanto, a ONU não possui "informação concreta sobre as conversações que seriam realizadas em Túnis entre o Conselho Nacional de Transição e as autoridades de Trípoli, e o enviado especial não participa dessas conversações", indicou o porta-voz da ONU, Farhan Haq.
Haq havia confirmado algumas horas antes a presença de Abdul Ilah al-Khatib em Túnis, e explicou que este último pode ter de reunido com "personalidades líbias", embora não tenha confirmado as informações de que o ex-primeiro-ministro jordaniano teria se reunido com representantes do regime de Muamar Kadhafi e da oposição.
Khatib "chegou a Túnis para realizar consultas com altos funcionários tunisianos. No momento, está reunido com o primeiro-ministro e, mais tarde, o fará com o ministro das Relações Exteriores", declarou Haq à imprensa. O enviado viajou várias vezes entre Trípoli e Benghazi, bastião dos rebeldes, para promover um cessar-fogo.
As negociações entre os rebeldes e os representantes de Kadhafi serão realizadas "em Túnis", indicou um alto funcionário, que não indicou a data. Segundo seus assessores, um hotel do subúrbio do norte da capital pode ser a sede desse encontro.