Mundo

Obama visita três estados republicanos, enquanto sua popularidade despenca

postado em 16/08/2011 08:00
Barack Obama deixou Washington ontem para fazer uma viagem de ônibus rumo a três importantes Estados do Meio-Oeste americano, na tentativa de dar impulso à campanha eleitoral. Após passar pela tensão nos mercados financeiros e lidar com o impasse político sobre a questão da dívida, nos próximos dois dias o presidente dos Estados Unidos deverá conversar com a população e passar mais segurança sobre suas decisões econômicas. Ele deve percorrer Minnesota, Iowa e Illinois, redutos tradicionalmente republicanos, depois que sua popularidade atingiu o índice mais baixo desde o início do governo. O chefe de Estado parece ter entrado de vez na disputa das eleições marcadas para o próximo ano com uma estratégia mais competitiva.

Sem gravata e sem formalidades, Obama desembarcou em seu primeiro destino: Cannon Falls, no Minnesota. Ali, encontrou-se com a comunidade em um parque e respondeu a perguntas. A conversa focou-se na economia, e o presidente falou sobre o difícil debate político no Congresso em relação ao aumento da dívida no país. ;Não há nada que estejamos enfrentando que não possamos resolver. Vocês precisam mandar uma mensagem para Washington de que é hora de parar de jogar. É hora de colocar o país em primeiro lugar. Alguns congressistas preferem ver seus oponentes perderem do que ver a América ganhar;, afirmou o chefe de Estado.

Pela primeira vez, o presidente criticou os candidatos republicanos ; que disputam uma vaga nas primárias pelo posto de concorrente oficial na disputa ; e apresentou um tom mais desafiador, sem apontar nomes. Durante um debate na semana passada, o grupo de oito pré-candidatos declarou que não aumentaria os impostos em nenhuma circunstância, mesmo com a previsão de diversos cortes públicos. ;Eu sei que ainda não é tempo de eleição, mas eu preciso mencionar a discussão. Pensem sobre isso, é simplesmente falta de bom senso;, declarou Obama.

O chefe de Estado deve visitar pequenos fazendeiros e produtores agrícolas do Meio-Oeste. O roteiro da viagem inclui uma parada na pequena cidade de Alpha, em Illinois, onde vivem apenas 647 pessoas. Em 2008, ele ganhou as eleições nos três Estados, que são importantes redutos para a sua reeleição, especialmente após o nível de popularidade presidencial despencar para 39%, segundo o Instituto Gallup. No fim de semana, uma pesquisa apontou a deputada conservadora e grande crítica de Obama, Michele Bachmann, como a favorita entre os republicanos de Iowa. O governador do Texas, Rick Perry, tem grandes chances de ser o candidato oficial de seu partido, já que o Estado foi um dos que mais cresceram em 2010.

Durante a viagem, o foco do presidente democrata será a criação de empregos, mas ele não deve apresentar nenhum plano novo. Pelo menos por enquanto. Sua equipe prepara uma série de medidas para injetar ânimo na economia. O pacote pode ser lançado quando Obama voltar ao trabalho, no fim do mês. O chefe de Estado deve aproveitar 10 dias de folga, a partir de quinta-feira, com a família em Massachusetts. O recesso em meio à crise dos mercados financeiros custou-lhe pesadas críticas de alguns republicanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação