Mundo

Mosteiro tibetano fica cercado após imolação de monge

Agência France-Presse
postado em 16/08/2011 08:35
Pequim - Um mosteiro tibetano do sudoeste da China foi cercado nesta terça-feira (16/8) pela polícia e o Exército da China após a imolação, na segunda-feira, de um monge budista.

Os fornecimentos de água, alimentos e energia elétrica do local foram interrompidos, informou por telefone um monge do mosteiro do condado de Daofu, na província de Sichuan. "Há pelo menos 1.000 solados e policiais mobilizados ao redor do mosteiro e pelo menos 100 monges dentro", declarou a fonte à AFP. "A energia elétrica e a água estão cortadas há dois dias e precisamos de alimentos", completou.

Na segunda-feira, um monge budista de 29 anos jogou gasolina e ateou fogo no corpo. Ele morreu em consequência das queimaduras no segundo incidente do tipo no ano nesta região, que tem uma importante população de etnia tibetana.

A China, que afirma ter "libertado pacificamente" o Tibete em 1951, controla de maneira rígida esta região "autônoma", assim como as províncias limítrofes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação