Mundo

Indígenas bolivianos continuam com sua marcha em defesa de parque ecológico

Agência France-Presse
postado em 16/08/2011 13:09
La Paz - Cerca de 1.000 indígenas bolivianos marcham pelo segundo dia da Amazônia até La Paz para pedir que o presidente Evo Morales suspenda a construção de uma estrada que deve atravessar um parque natural, informou o dirigente do setor, Adolfo Chávez.

"Reiniciamos a caminhada esta madrugada", afirmou por telefone Chávez, que dirige a marcha organizada pela Central Indígena dos Povos do Oriente Boliviano (CIDOB).

Os aborígenes do centro e da Amazônia boliviana se opõem ao traçado de uma estrada de mais de 300 km financiada pelo Brasil através do Território Indígena e Parque Nacional Isiboro Sécure (TIPNIS), uma reserva nacional onde moram cerca de 50 mil pessoas e rica em flora e fauna.

Já começou a ser construída uma primeira parte da estrada, que terá um custo total de 415 milhões de dólares, mas as obras ainda não chegaram ao TIPNIS. Os nativos querem caminhar 600 km em 40 dias desde Trinidad até La Paz.

O poder executivo fez diversos pedidos de diálogo para conter a marcha de protesto, mas os indígenas indicaram que para qualquer negociação é preciso que atendam primeiro as suas exigências.

O presidente Evo Morales, da etnia aymara, respondeu dias atrás que a execução da obra viária irá ocorrer e adiantou que realizará a "consulta indígena" estabelecida no Convênio 169 da OIT, embora tenha esclarecido que o diálogo não terá caráter vinculante, ou seja, de cumprimento obrigatório para as partes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação