Mundo

Chávez nega metástase mas admite estar debilitado com tratamento

Agência France-Presse
postado em 17/08/2011 10:34
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse na terça-feira (17/8) que enfrenta um "duro" tratamento contra o câncer, com sessões de quimioterapia que o "debilitam", mas garantiu que não tem "metástase".

"Não tenho metástase, não detectaram (células cancerosas) em qualquer outra parte do corpo, mas estamos fazendo quimioterapia e a quimioterapia bate forte", revelou Chávez, explicando que seu sistema imunológico está baixo e "debilitado" devido ao tratamento.

Com a cabeça raspada, Chávez saiu ao pátio do Palácio Presidencial de Miraflores, em Caracas, com a secretária-geral da Unasul, María Emma Mejía, e com o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro.

O presidente explicou que é submetido a inúmeros exames e que seu estado de saúde não é grave, mas evitou as perguntas dos jornalistas sobre que tipo de câncer enfrenta exatamente. Ele foi submetido a uma operação para a retirada de um tumor maligno em 20 de junho em Cuba, mas negou que tenha sido uma colostomia. "Posso parar aqui e falar por cinco horas", disse o presidente, famoso pelos longos discursos. "Não estou em condição grave como muitos gostariam. Um homem em estado grave estaria aqui? Vou seguir trabalhando, concluí uma fase de sessões de quimioterapia".

"Estou bem, com um espírito melhor que jamais tive", completou Chávez, que destacou ainda as ofertas de ajuda que recebeu dos governantes da Rússia, Brasil, China e Colômbia.

Chávez chegou na madrugada de domingo a Caracas, após se submeter em Cuba a um segundo período de quimioterapia, e revelou que o câncer "ainda não passou". Mas o presidente garantiu que está com bom apetite, recupera o peso e não sente mais enjoo devido ao tratamento. Aos 57 anos e no poder desde 1999, Chávez planeja concorrer a mais um mandato presidencial em 2012.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação