Mundo

Países pedem sessão do conselho de Direitos Humanos para situação na Síria

postado em 17/08/2011 15:18
GENEBRA - União Europeia (UE), Estados Unidos e vários países árabes pediram nesta quarta-feira a realização de uma sessão extraordinária do Conselho dos Direitos Humanos da ONU para analisar a situação na Síria, informaram fontes diplomáticas à AFP. "Esse pedido será feito oficialmente nesta quarta-feira à noite para a realização de uma sessão especial do Conselho de Direitos Humanos", disse um diplomata.

Todos os países árabes membros do Conselho - Jordânia, Qatar, Arábia Saudita e Kwuait - uniram-se à petição.

A solicitação foi feita por 20 países, mais que o terço necessário para convocar os 47 membros da organização, com sede em Genebra. "Devemos manter a pressão devido à piora da situação" na Síria, assegurou outro diplomata, que destacou que "todos os membros da UE e alguns países árabes, entre eles o Kwuait, estavam de acordo".

O Conselho da ONU deverá condenar a repressão do regime sírio contra as manifestações pela queda do presidente Bashar al-Assad e pela abertura de uma investigação sobre a atuação violenta do Exército contra os opositores.

Em 29 de abril, o Conselho de Direitos Humanos já condenou o fato de as forças de segurança da Síria terem disparado contra manifestantes e pediu uma investigação de outros supostos crimes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação