Mundo

Chávez anuncia que vai nacionalizar a exploração de ouro na Venezuela

postado em 17/08/2011 15:22
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, avisou nesta quarta-feira (17/8) que está preparando uma lei para nacionalizar a prospecção e a exploração de ouro no país. Chávez chamou o setor aurífero de anárquico e comandado por "máfias e traficantes". De acordo com ele, as reservam de ouro do país somam cerca de US$ 13 bilhões.

;Eu vou propor, em breve, uma lei determinando regulamentação para a área de ouro e conto com vocês, pois esse setor é dominado pela anarquia, além do que, existem máfias e tráfico dominando, também;, disse Chávez. ;Essa área [região do Arco da Guyana] é de grande riqueza, uma das maiores [áreas de mineração] do mundo, com ouro, pedras preciosas, diamantes, bauxita e minério de ferro.;

Segundo o presidente, a ideia é nacionalizar a exploração e a prospecção para manter a área valorizada. "Vamos fazer as reservas internacionais, porque assim manteremos o valor [do setor]" , disse ele.

Usando uniforme militar e sem cabelos por causa da quimioterapia, Chávez rebateu as informações de que seu estado de saúde havia piorado. ;Eu estou trabalhando mais do que nunca. Mas, é claro, tudo sujeito a um regime de atividade física reduzida e um plano de recuperação", disse ele, referindo-se às recomendações médicas para este período do tratamento do câncer.

*Com informações da AVN, a agência pública de notícias da Venezuela

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação