Agência France-Presse
postado em 20/08/2011 11:20
Teerã - Dois americanos, detidos há dois anos no Irã por espionagem, foram condenados a oito anos de prisão cada, anunciou neste sábado (20/8) o site do canal de televisão estatal, citando fonte judicial.Shane Bauer e Josh Fattal, de 29 anos, receberam sentença de três anos de prisão por terem entrado ilegalmente no Irã e de cinco anos por "espionagem para uma agência americana", precisou a página na internet, que não disse qual foi a data da condenação.
O julgamento aconteceu a portas fechadas e à revelia de uma das acusadas, Sarah Shourd, que voltou aos Estados Unidos depois de ser libertada sob fianças (500 mil dólares) por motivos de saúde em setembro de 2010.
Bauer e Fattal e Shourd, 32, foram presos em 31 de julho de 2009 na fronteira entre o Iraque e o Irã. Eles disseram ter entrado no país por engano depois de se perderem durante uma excursão nas montanhas do Curdistão iraquiano.
Os três americanos se declararam inocentes das acusações de espionagem. Os Estados Unidos desmentiram categoricamente as acusações de espionagem contra seus três cidadãos e exigiram sua libertação.